quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O que é MINIMALISMO?

Mudam as estações, coleções entram e saem das passarelas e sempre surge algum desfile caracterizado como minimalista. O que, afinal, é minimalismo na MODA?


Definir um estilo nunca é muito fácil, mas puxar o fio através das artes talvez seja o mais indicado para entender suas interpretações no vestuário.


A palavra minimalista costuma se relacionar a diversos movimentos artísticos, mais intensamente desenvolvidos a partir do final da década de 60, que partiam do conceito da redução de determinado conceito a seus elementos fundamentais.


A pintura minimalista, por exemplo, privilegia um número reduzido de cores e formas simples, geométricas, repetidas diversas vezes. Na escultura, às vezes utiliza-se apenas um elemento simples, outras vezes elementos repetidos, com formas reforçadas por efeitos de luz e texturas na superfície.



O minimalismo exerceu uma forte influência sobre diversos campos do design, e a simplicidade de suas obras fortaleceu a fama de um movimento sinônimo de sofisticação. Assim também acontece com a manifestação na moda. Aliás, é do minimalismo o famoso jargão "MENOS É MAIS", mais especificamente, do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, participante do movimento.








(Obras de Arte: Pintura de Dorothea Rockburne e Escultura de Richard Serra)

(Fotos dos desfiles da temporada de inverno 2008 - Europa e EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário